![]() |
Jacinta, Lúcia e Francisco Marto |
Em 13 de maio de 1917, três crianças - Lúcia, Jacinta e Francisco - supostamente testemunharam algo incrível na cidade de Fátima, em Portugal. Nossa Senhora teria aparecido para elas durante seis meses e revelado três segredos. Os dois primeiros vieram a público em 1941 e seriam previsões de Nossa Senhora sobre as duas grandes guerras mundiais. Já o terceiro permaneceu em segredo até 2000, quando a Igreja finalmente o liberou.
Segundo o Vaticano, o terceiro segredo faria parte do passado, uma metáfora da "luta" entre a Igreja e a Rússia comunista no século XX. Mas alguns pesquisadores não só discordam de que o segredo já tenha se concretizado como ainda duvidam que ele tenha sido mesmo totalmente revelado.
1. Na versão do terceiro segredo de Fátima divulgada pela Igreja, as três crianças portuguesas teriam tido uma visão do papa percorrendo uma grande cidade em ruínas. Ele era seguido por uma comitiva de cardeais e religiosos.
2. O papa,com andar vacilante, passava por cadávers empilhados pelas ruas. Ele seguia pelas ruínas orando pela alma dos mortos.
3. A comitiva,então, começava a subir uma montanha. No alto dela, havia uma grande cruz improvisada. Ela era feita de madeira, com dois paus amarrados precariamente.
4. Diante da grande cruz, a comitiva se ajoelhava. Neste momento, aparedam soldados que disparavam contra o papa. A matança se estendia também pela comitiva.
5. Para o Vaticano, a visão se refere ao enfrentamento entre a Igreja e os países comunistas no século XX. Já quem acredita que esses fatos ainda não ocorreram ve na cena o risco de uma novo tragédia mundial, como uma terceira grande guerra.
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
Será que o Vaticano ainda esconde boa parte do terceiro segredo?
Oficialmente, a Igreja revelou o terceiro segredo de Fátima no dia 26 de julho de 2000. Mas há alguns pesquisadores que questionam isso, baseados em pelo menos dois livros escritos por frades que estudaram a história das três crianças portuguesas: "Fatima: Tragedy and Triumph" ("Fátima: Tragédia e Triunfo"), de Frère Francois, e "The Third Secret" ("O Terceiro Segredo"), de Frère Michel.
Para quem desconfia da versão ofertada pelo Vaticano, o rolo todo teria começado em 1944. Uma das crianças portuguesas que teriam visto Nossa Senhora, Lúcia, já havia virado uma freira e, a pedido da Igreja, teria registrado a visão que teve do terceiro segredo num documento com 62 linhas. Poucos dias depois, Lúcia teria escrito um outro texto menor, com não mais do que 25 linhas e no formato de uma carta, no qual estaria a explicação que Nossa Senhora deu as crianças para a assustadora visão.
Como o material revelado em 2000 estava na forma de um documento, e não de uma pequena carta, há quem acredite que a Igreja não divulgou justamente o texto mais importante, o que traria a interpretação do terceiro segredo feita por Nossa Senhora. Esse texto permaneceria até hoje muito bem guardado no Vaticano.
PREVISÕES "ACERTADAS"
Os dois primeiros segredos de Fátima descreveriam os conflitos mundiais.
Primeira Guerra
Segundo Lúcia, Jacinta e Francisco, ao revelar o primeiro segredo, Nossa Senhora teria mostrado um mar de fogo com muitas almas sendo atacadas por demônios - uma visão do inferno. A profecia é associada à Primeira Guerra (1914-1918) e seria um alerta para a matança parar.
Segunda Guerra
O segundo segredo revelado que o "Inferno" (Primeira Guerra) acabaria, mas, se os homens não mudassem, outro pior viria. Também teria um aviso de que, se a religião não rei nasse na Rússia - que vioru comunista em 1917 - esse país iria "spalhar seus erros pelo mundo"
Artigo publicado em "Mundo Estranho", São Paulo, edição 83, janeiro 2009, excertos pp. 14-15. Digitalizado, adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.